sábado, 24 de maio de 2014

7 Quadros 7 contos

                            Conto II

Um dia em conversa com umas colegas de conservação, desabafei que tinha que fazer um trabalho para História da Cenografia, e que para além do trabalho teórico gostaria de ilustrar o meu trabalho com uma maqueta em 2D. Estava a pensar num quadro, mas esse quadro teria de se adequar a uma representação em 2D, e não me lembrava de nenhum no momento por estar muito cansada. Perguntaram-me se estava a pensar num autor português ou num autor estrangeiro. Disse-lhes que preferia português. Tenho uma proposta para ti, é uma obra fantástica e tese de Doutoramento, que deveria ser reproduzido, uma obra fantástica de um pintor que foi genial e com uma carreira curta, disseram-me, amanhã trago o livro sobre o pintor, editado pela Gulbenkian. Quando no dia seguinte me deram o livro e o abri, fascinou-me de imediato as cores terra e quentes, como o pintor desenhou a cozinha, e como me fez recordar a minha infância, quando as minhas tias e a minha mãe se juntavam para preparar a ceia natalícia, os doces, as filhoses, senti o cheiro dos bolos, da lenha a arder no forno. Ainda hoje quando vou ao Alentejo o cheiro está presente em mim, entranhado nas narinas, na pele. E foi assim que conheci Amadeo de Souza-Cardoso, a Cozinha de Manhufe. 

Sem comentários: